top of page
  • Foto do escritorAna Gabriela

O que o seu peso na balança realmente significa?




Muitas pessoas que estão em busca da perda de peso costumam ter o hábito de se pesar frequentemente, mas poucas se dão conta de que a balança não é um bom parâmetro para avaliar se os objetivos estão sendo atingidos ou não.

Além disso, esse hábito (pesagem frequente) pode acabar resultando em uma autoestima mais baixa, menor satisfação corporal e também alguns sintomas de depressão, uma vez que o processo de emagrecimento é lento e a ausência de resultados imediatos pode trazer desânimo, frustração e até abandono do processo.

Portanto, podemos listar 5 razões pelas quais você deve desapegar da balança:

Não há como saber o que o número representa

A balança só te mostra o peso, mas não informa nada sobre de onde vieram os quilos. Por exemplo, você pode ter tido uma diminuição da gordura corporal e um ganho de massa muscular, entretanto o peso continuará sendo o mesmo. Ou o ponteiro pode até abaixar, mas, em contrapartida, você não teve diminuição da gordura corporal.

Entenda que diminuir a gordura do seu corpo é diferente de perder peso.

Variações ao longo do dia são normais

A ingestão de água; o funcionamento do intestino; o volume de comida e vários outros fatores fazem o peso do corpo oscilar durante o dia. É completamente normal!

Formatos diferentes de corpos podem ter o mesmo peso

Não há por que comparar o seu peso ao peso de outra pessoa, uma vez que a balança não mostra a composição corporal. Essa comparação é completamente injusta.

O aumento do peso pode ter vários motivos

· Inchaço por conta do calor ou da TPM;

· Acúmulo de glicogênio muscular;

· Intestino preso;

· Alto consumo de sódio.

Esses são alguns dos motivos que podem explicar o aumento de peso, além do ganho de gordura.

Seu peso não te faz melhor ou pior do que ninguém

Você não escolhe gostar das pessoas de acordo com o peso delas, certo? Então por quê seria assim com você? O peso é só um número, ele não te define!

Se você se sente mal ou frustrado ao ver o número na balança, se sente mais ansioso ou pensa que o fato de se pesar pode estragar o seu dia, então talvez a melhor opção seja você não se pesar.

Existem outros parâmetros que podem avaliar seus resultados, uma calça que fique um pouco mais larga, por exemplo, reflete mudanças no seu corpo sem que seja necessário se pesar. A avaliação do funcionamento do intestino, disposição, imunidade, qualidade de sono, entre outros fatores são outros parâmetros que devem ser considerados.

Para que você tenha resultados é preciso enxergar muito além do peso, tenha uma alimentação saudável e uma vida de exercícios ativa. O emagrecimento é um processo gradativo, que para ser mantido a longo prazo, deve ser feito de maneira sustentável, sem radicalismos.

Quanto à balança, não se preocupe tanto assim com ela, goste do que você está vendo em você!

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page