O gengibre é uma das mais antigas plantas medicinais do mundo e muito conhecido por causa de seus atributos, como sua ação bactericida e desintoxicante. O ingrediente é muito utilizado na culinária tanto para preparações salgadas quanto nas doces pelo seu sabor forte e picante e ainda pode ser usado de diversas formas: fresco, seco, em conserva, em pó ou cristalizado.
Mas qual a origem do gengibre?
Originário da Ásia, principalmente na Índia e China, o gengibre é uma raiz que confere muitos benefícios para nossa saúde por possuir forte valor nutricional. Ele é fonte de minerais, incluindo magnésio, cálcio, potássio e vitaminas como, por exemplo, C e B6.
Quais são seus benefícios?
Ajuda a melhorar gripes e resfriados
O seu uso é eficaz no tratamento de gripes e resfriados. Isso, porque além de ser um ótimo anti-inflamatório, alivia dores de uma forma geral, fortalece o sistema imunológico e ainda é um bom antibacteriano.
Auxilia no emagrecimento
Conhecido por ser um termogênico natural, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo fazendo com que o organismo queime mais calorias. O gengibre também auxilia no controle do apetite e reduz a absorção de gorduras, o que contribui para o emagrecimento.
Melhora de enjoos e náuseas
Diversos estudos comprovaram que o alimento previne enjoos em viagens longas, após cirurgias e em pacientes com câncer que precisam realizar quimioterapia. Além disso, também ajuda a reduzir as náuseas relacionadas à gravidez, como os enjoos matinais.
Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes
O gengibre pelo seu efeito antioxidante ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e consequentemente, o desenvolvimento de doenças, como o câncer. E por ter ação anti-inflamatória, melhora os sintomas de artrite e doenças respiratórias, como asma e bronquite. Pesquisas também mostraram que ele pode minimizar dores musculares, principalmente em atletas e também aliviar cólicas menstruais em mulheres.
Pode prevenir diabetes e complicações.
O gengibre possui substancias como, por exemplo, o gingerol, que tem propriedades digestivas e ajudam no controle de diabetes tipo 2. Muitos estudos relacionam os benefícios da planta para esse problema de saúde, por colaborar com a melhora na secreção de insulina. Este é o hormônio responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a resistência à insulina e o diabetes.
Comments