A Coenzima Q10 é uma substância que o nosso corpo produz de forma natural e é armazenada nas mitocôndrias – que são como usinas elétricas, com a função de gerar energia para o bom funcionamento do nosso organismo e essas usinas estão presentes em cada célula. Além de ser produzida no organismo, a Coenzima Q10 também pode ser obtida a partir da ingestão de alimentos, amêndoas, amendoins, nozes, folhosos verdes, como espinafres ou brócolis, em alguns tipos de aves, carne e peixes, por exemplo.
Ao passar do tempo e avanço da idade, a fabricação natural da Coenzima Q10 pelo nosso corpo tende a diminuir e por isso é muito importante aumentar a ingestão de alimentos ricos em COQ10 e/ou através do consumo da suplementação. É muito importante manter níveis saudáveis desta enzima, devido às funções que desempenha no organismo, e aos benefícios que apresenta. Dentre eles estão:
Produção de energia para o organismo;
Potente antioxidante para as células, prevenindo a agressão dos radicais livres e o envelhecimento;
Melhora o funcionamento do coração;
Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares;
Atua na redução de colesterol alto;
Sua deficiência pode levar a fadiga crônica física e mental, enxaquecas e infertilidade.
Pode aliviar os sintomas da enxaqueca;
Como consumir a Coenzima Q10?
Como vimos, a COQ10 é obtida através da produção natural pelo nosso próprio corpo ou através do consumo de alimentos ou/e pela suplementação. A Coenzima Q10 pode ser encontrada em duas formas: ubiquinona e ubiquinol. A forma Ubiquinol já está ativa e por isso, quando pensamos em suplementação tem uma melhor absorção pelo organismo, já a ubiquinona é a forma inativa que vai ser convertida pelo corpo para se tornar ativo, para melhor utilização do mesmo em todas as funções necessárias. Importante destacar que nenhuma forma de CoQ10 é inferior ou menos eficaz. Ambas são necessárias no organismo, onde são constantemente convertidas uma na outra. Quando no interior do corpo, a CoQ10 alterna entre as duas formas. Isso ocorre em um ciclo contínuo, de acordo com a necessidade do próprio corpo. Portanto, quando se toma ubiquinol, esse pode mudar para ubiquinona e vice-versa.
E quando pensamos em suplementação, estudos mostram que a COQ10 pode ser muito benéfica em pessoas que fazem uso de estatinas para melhorar o perfil lipídico, como o colesterol, por terem uma redução da produção natural de coenzima Q10 no organismo. Outro estudo relacionou a suplementação de Coenzima Q10 com aumento da imunidade por auxiliarem a restaurar os níveis de vitamina C e vitamina E no nosso organismo.
É importante entender que mesmo que seja para usufruir dos benefícios da coenzima Q10, o uso de suplementos devem ser integrados numa dieta saudável e balanceada, por isso como reforçamos sempre, é importante consultar um nutricionista ou um profissional de saúde habilitado antes de iniciar qualquer suplementação.
Comments